ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS
PROJETO: PREVENÇÃO DAS DROGAS E VIOLÊNCIA NA
ESCOLA
TURMAS: 6ºS AOS 9ºS ANOS
SÃO JOSÉ DA LAJE- AL
ABRIL/ 2013
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO
2.
JUSTIFICATIVA
3.
OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4.
ÁREA
DE ESTUDOS ENVOLVIDOS
5.
CRONOGRMA
DE ATIVIDADES
6.
CULMINÂNCIA
7.
AVALIAÇÃO
1. Identificação
Escola Municipal de Ensino
Fundamental Professor
Francisco de Assis Pereira
Tema gerador- As drogas e a Violência no Ambiente Escolar
Objetivo disparador- Sensibilizar e conscientizar os alunos
sobre a necessidade de lutar contra o uso das drogas e a violência no universo
escolar, mostrando aos educando que a co-responsabilidade da escola e dos
educadores é elemento essencial no processo de luta por uma sociedade mais sadia.
Perfil do grupo – Professores e alunos.
Responsável pelo Projeto – Professores, alunos, coordenador e
diretores.
Duração – Quatro semanas
Período – 01 a 31 de Abril de 2013
2.
Justificativa
O objetivo deste projeto é
mostrar como as drogas e a violência estão presentes em todos os espaços da
sociedade, inclusive no universo escolar. Diante desta realidade que atinge
crianças, adolescentes e jovens no mundo inteiro, percebemos a importância de
focalizar a temática “Drogas e violência na escola”, com a intenção de
contribuir para que os alunos compreendam as consequências causadas pelas
drogas na vida dos usuários e percebam a necessidade de se precaver e jamais experimentar
qualquer tipo de droga, que é a geradora de conflitos e violência dentro da
sociedade, que todos reflitam também quanto à questão da violência e
comportamentos destrutivos na escola como: quebrar objetos, bater, agredir
verbalmente e machucar os colegas.
Dessa forma, esperamos que este
projeto contribua para um novo momento, em que se enfrente comprometidamente o
problema, buscando em conjunto com a família, sociedade, escola e educadores a
prevenção do uso das drogas e violência dentro de nossa escola.
3.Objetivos
3.1. Geral
Trabalhar com os alunos atividades
que os levem a perceber e refletir sobre a necessidade de se precaver contra as
drogas e que promovam o autoconhecimento, a auto-estima, a capacidade de comunicação
e integração no grupo, evitando as situações de conflitos e violência na
escola.
3.2. Específicos
·
Pesquisar
sobre o que é droga, tipos de drogas,
efeitos e consequências;
·
Reconhecer as drogas na sociedade moderna, o
uso, abuso e dependência;
·
Identificar as drogas e sua interferência no
ambiente escolar;
·
Destacar a relação entre as drogas e o
rendimento escolar;
·
Conscientizar sobre os ricos das drogas e os
problemas que elas causam na família e sociedade;
·
Compreender o que é tráfico e a comercialização
das drogas;
·
Fazer levantamento das drogas mais consumidas
pelos jovens;
·
Construir gráficos;
·
Confeccionar cartazes;
·
Produzir diferentes tipos de textos envolvendo o
tema;
·
Dramatizar situações de drogados e violência;
·
Refletir sobre a questão da violência e
destruição de objetos escolares.
4. Áreas de
Estudos Envolvidas
·
Língua Portuguesa
·
Matemática
·
Ciências
·
Ensino Religioso
·
História
·
Geografia
·
Arte
·
L.E.M. Inglês
·
Educação Física
5. Cronograma
Período- 01 a 27
de Abril de 2013
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
RECURSOS
|
·
Sensibilização dos educandos quanto ao tema;
·
Paródias;
·
Biografias;
·
Músicas
·
Quadrinhas;
·
Acróstico;
·
Leitura de diferentes tipos de textos sobre o
tema;
·
Exibição de vídeos e filmes;
·
Produção textual;
·
Percentual de morte no município ou Estado em
tabelas e gráficos;
·
Mural com fotos chocantes;
·
Levantamento de drogas mais consumidas pelos
jovens;
·
Males que as drogas causam no organismo;
·
Tipos de drogas;
·
Depoimento de um alcoólatra anônimo;
·
Pesquisas sobre os riscos que as drogas causam
na família e sociedade;
·
Evolução por década sobre as drogas;
·
Pesquisar sobre as cidades e estados com maior
comercialização e tráfico das drogas.
·
Construir mapas das drogas;
·
Apresentar os efeitos das drogas no organismo
humano;
·
Pesquisar e apresentar exemplos de famosos com
históricos de drogas;
·
Pesquisar a contribuição do esporte como
instrumento de mudança;
|
·
Textos diversos;
·
Pesquisas em bibliotecas;
·
Vídeos;
·
Reportagens;
·
Filmes
·
DVD
·
Data show
·
Quadro de giz;
·
Revistas e jornais;
·
Cartazes;
·
Murais
|
6. Culminância
·
Exposição
de trabalhos realizados durante a execução do projeto: de 01 a 27 de Abril de
2013;
·
Apresentação
dos trabalhos;
·
Dramatizações;
·
Jograis;
·
Músicas
e paródias;
7.Avaliação
Será
realizada diariamente através de:
·
Observações
·
Participação
·
Desempenho
·
Organização
Nenhum comentário:
Postar um comentário